domingo, 25 de maio de 2008

Casa dos Bicos

Casa dos Bicos 1950 - Arquivo Municipal de Lisboa




A Casa dos Bicos, situada no Campo das Cebolas, em Lisboa, foi mandada construir, em 1523, por Brás de Albuquerque, filho do conquistador de Ormuz, Afonso de Albuquerque.



A sua traça original, tem como influencia o palácio dos Diamantes de Ferrara, em Itália, monumento pelo qual, Brás de Albuquerque demonstrou grande admiração, e pretendeu recrear, na sua própria habitação.



A casa para além de habitação particular, ao longo dos tempos foi tendo várias funções, sendo talvez a de destacar pela sua inegável importância, a de sede da associação do Comércio Marítimo da Índia.



Na década de 60 do Século XX, a casa dos bicos é adquirida pela câmara Municipal de Lisboa, que procedeu a trabalhos de reconstrução e reergue os dois andares que tinham sido destruídos pelo terremoto de 1755, recorrendo para tal a um painel de Azulejos da Ribeira Velha, patente no Museu da Cidade, que retrata a casa no seu projecto inicial.





Casa dos Bicos actualmente depois das obras de restauro
No seu interior encontra-se parte do espólio arqueológico descoberto durante as obras de restauro, incluindo quatro tanques de salga Romanos, parte da Cerca Moura, parte de uma Torre Medieval e um troço de pavimento mudéjar.
Só que infelizmente hoje a casa é ocupada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa , e como tal o monumento encontra-se interdito ao público em geral, o que não deixa de ser uma lamentável contradição, e que em nada enaltece o pelouro cultural...

Sem comentários: